sexta-feira, 7 de outubro de 2011

O SILÊNCIO

O silencio, a melhor resposta!




"Por vezes, o silêncio pode ser confundido com fraqueza, apatia ou indiferença. Porém, ser capaz de calar-se em certos momentos, é uma grande virtude.Os verdadeiros mestres sabem ser firmes sem renegarem a mais perfeita quietude e benevolência." Momento espírita
Desejamos paz, queremos paz e ansiamos a paz! mas não podemos negar que algo em nós conduz a enfrentamentos, embates e conflitos. Em determinados momentos, parece que alguma coisa detona o gatilho para entrarmos em choque com o outro muitas vezes por motivos completamente fúteis ou mesmo motivos inexplicáveis. Aí sentimos um impulso que nos inflama e nós dá um prazer imediato que nos faz sentir poderosos, nossa voz e percepções transformam-se e a hostilidade toma conta. A mente se posiciona para um alerta e defesa de posições, comandos de ataque, marcando identidade... este é o ego agindo, o ego não somos nós....


A compreensão de que este estado conflitante é algo que conduz a destruição, a animosidade e violencia nos leva a buscar o que mais ansiamos, a felicidade de um viver harmônico, fraterno esta maravilhosa sensação de imensa paz e leveza.Mas como atingir este estado num mundo que insufla a competitividade, a comparação e ao indiividualismo nefasto e egoista? Objetivamente e sem muitas ponderações podemos afirmar que Só poderemos viver em paz com o mundo, se estivermos em paz com nós mesmos. Não existe outro caminho.O mundo não vai mudar, as pessoas não vão mudar. O que pode mudar é nossa relação com o mundo, é nossa relação com as pessoas.


O principio fundamental é que não devemos viver tentando agradar e sermos perfeitos para os outros. Precisamos transformar nosso estado consciência, desfazendo a ilusão, acordando para nosso poder oculto, nossa presença, nossa verdadeira identidade, além da mente, além do ego.. nosso ser espiritual. E podemos elaborar esta conexão, quando no silencio nos encontramos com o agora, este momento onde perpassa o sempre, porque o ontem passou, o futuro ainda não aconteceu, o único momento que existe é este momento aqui, agora.


Por isto não devemos nos importar com os chamados e provocações do mundo, para isto eles existem, para manter-nos prisioneiros, hibernando sempre na competição, na inveja, nos vicios, e degradações morais, sexuais. Precisamos ter a força e a humildade para ir em frente, porque muitos pensarão que somos fracos, ou arrogantes, tanto faz, não importa.. O silencio é uma grande virtude, oramos e meditamos através do silencio, refletimos e nos conectamos com os níveis superiores da espiritualidade através do silencio. O barulho pertence a mente, ao ego, a ilusão, segue abaixo uma reflexão para complementar o tema..


O Silêncio
"Aprenda, com o silêncio, a ouvir os sons interiores da sua alma.


Aprenda, com o silêncio, a respeitar o seu eu, a valorizar o ser humano que você é, a respeitar o templo que é o seu corpo e o santuário que é a sua vida.
Aprenda, com o silêncio, a valorizar o seu dia e a sua vida. A enxergar em você as qualidades que possui e descobrir as imperfeições, despertando a consciência para o que precisa ser aprimorado.
Aprenda, com o silêncio, que a vida é boa, que nós só precisamos olhar para o lado certo, ouvir a música certa, ler o livro certo e escolher as devidas companhias.
Aprenda, com o silêncio, a relaxar, mesmo no pior trânsito, na maior das cobranças, nos momentos de dificuldade e de maior discórdia, calando-se para evitar futuros desafetos.
Aprenda hoje, com o silêncio, que gritar não traz respeito. Que apenas ouvir, em muitos momentos, é melhor do que falar.
Aprenda, com o silêncio, a aceitar alguns fatos, a ser humilde, deixando o orgulho de lado e evitando reclamações vazias e sem sentido.
Aprenda, com o silêncio, a reparar nas coisas mais simples e a valorizar o que é belo.
Aprenda, com o silêncio, que a solidão não é a pior companhia.
Aprenda, com o silêncio, que tudo tem um ciclo, como as marés que insistem em ir e vir, como os pássaros que migram e voltam ao mesmo lugar e como a Terra, que faz a volta completa sobre seu próprio eixo.


* * *


Por vezes, o silêncio pode ser confundido com fraqueza, apatia ou indiferença. Porém, ser capaz de calar-se em certos momentos, é uma grande virtude.
Os verdadeiros mestres sabem ser firmes sem renegarem a mais perfeita quietude e benevolência.
Jesus demonstrou a Sua grandeza, permanecendo sempre em harmonia, sem perturbar-Se em momento algum.
Prossigamos, buscando sempre que possível, o recolhimento e o silêncio que acalma, harmoniza e edifica.

"Por Redação do Momento Espírita"


Mariangela Barreto
http://mara-mariangela.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário