quarta-feira, 5 de outubro de 2011

NAMO AMIDA BUTSO - ABRIGO E PAZ


NAMO AMIDA BUTSO
ABRIGO E PAZ




Outra prática importantíssima de meditação é a utilização do mantra Namo Amida Butso para encontrarmos um refugio de paz dentro de nós mesmos em todos os momentos da vida, mais principalmente na dor e sofrimento.

Namo Amida Butsu é o mantra do refúgio, da confiança na existência.


Namo significa entregar, soltar, relaxar ou “refugiar-se em”, além de nos convidar a confiar na existência a “soltar nas mãos de Deus” como ensinam os cristãos. Refugiar-se ou “confiar-se” em japonês é Kie Suru que é interpretado pelo iluminado Hiroyu Ki Itsuki como: “Refugiar-se implica não só ter fé, mas também abandonar cálculos mesquinhos e entregar o seu ser a algo ou alguém.”


A palavra Namu tem origem na Índia, do termo sânscrito Namas que expressa confiança. Hoje na Índia se utiliza a saudação Namaste como forma de respeito. Te significa você.


Namas também tem sua origem na Índia antiga que significa luz ou vida infinita, a eternidade do ser. Chuva de amor e compaixão caindo de um céu sem nuvens. Amida aqui significa a compaixão de todos os iluminados, o não se corromper por valores como cobiça, inveja, ódio, agressividade, etc. O Buda Amida fica sobre a flor de lótus que nasce do lodo, da sujeira, mas não se mistura com a mesma. Butsu é Buda que aqui significa a essência de todos os seres vivos, de tudo do Universo visível e invisível. Buda são todos os despertos para essa realidade. Esse mantra pode e deve ser repetido em todos os momentos da vida. Há, no Japão, centenas de tratados do poder milagroso desse som de felicidade e paz.


Todos os Budas ensinam que existe o sofrimento. Não há como negá-lo assim como também não é possível negar que há a felicidade. Existem momentos para cada um dos dois sentimentos na vida. Segundo os Hindus, hoje estamos na Kali-Yuga, Idade de Ferro, em que três quartos das leis de ética, justiça, equilíbrio planetário, não são respeitadas, aonde o homem moderno causa males à natureza, aonde as dificuldades no cotidiano assombram sem parar a maior parte das pessoas: doenças, miséria, injustiça, corrupção, absoluta incompetência dos “dirigentes” políticos, velhice, muitas vezes sem saúde e condição financeira equilibrada, dificuldades nos envolvimentos afetivos, emocionais e profissionais, etc.


Todos têm suas queixas e dores. Também há muita ansiedade, depressão e novas doenças que afligem a humanidade. Muitas previdências de saúde e hospitais que deveriam cuidar do próximo tratam seus pacientes como “fregueses” e não como humanos. O “homem” (um tipo de homem, não todos) está parasitando a natureza e olhando somente na direção do dinheiro. Muitos se vendem por qualquer dinheirinho, outros tem perda de reputação ou emprego e com isso o dar-se conta que não se tem o controle de tudo como se gostaria (quanto você tem de controle sobre sua vida e seu mundo? Qual é ou quanto é seu livre-arbítrio?)

O mundo ocidental te faz crer que você tem poder absoluto sobre tudo: “faça teu melhor”, “de o máximo”, “sucesso não ocorre por acaso” ou “sucesso é só ser feliz”. Exigem de ti o impossível. Teu próprio “governo” não só é absolutamente incompetente como te cobra tributos injustos, imaginando que você tem todo o poder do mundo para sustentá-lo infinitamente. É lhe ensinado desde muito cedo que “você pode tudo”.
Os Budas apontam em outra direção, existe um limite em nosso pessoal e devemos confiar num poder universal, conhecido por tariki, o outro poder. É o oposto de Poder Pessoal. Ensina o magnífico escritor e budista Hiroyuki Itsuki:
"Neste nosso mundo terrível, só o que conta é que você mentalmente junte as mãos em sinal de gratidão e dê graças por estar vivo. Faça isso todo dia; faça isso para manter-se alerta e aberto, quer esteja nas garras de um terrível sofrimento ou sentindo uma alegria sem limites:"
Tariki, o Outro Poder é a crença central do budismo Terra Pura. O Outro Poder deriva da autêntica e total aceitação da realidade que está dentro e em volta de nós.


Não é uma filosofia de passividade e irresponsabilidade, mas de atividade espiritual radical, de revolução pessoal e existencial. Sua essência é a força espontânea e maravilhosa que nos dá a vontade de agir, de “fazer o que o homem pode fazer e então esperar pela vontade do céu". É importante saber que o tariki é um poder que flui do entendimento fundamental de que, nas vidas que levamos, já somos iluminados.
Essa Iluminação não chega facilmente. Nasce da indesejável compreensão de que, apesar de nossos protestos, somos seres insignificantes, imperfeitos, nascidos para o inferno de sofrimento que define a vida humana. Mas, nesse inferno, às vezes encontramos pequenas alegrias, amizade, os atos de bondade de estranhos e o milagre do amor. Passamos por momentos em que estamos cheios de coragem, em que o mundo cintila com sonhos e esperanças. Há momentos até em que sentimos profunda gratidão por termos nascido.
Esses momentos são o paraíso.
Mas o paraíso não é outro reino; é aqui, bem no meio do inferno deste mundo. Tariki, um poder que transcende distinções teológicas, nos proporciona esses momentos. Nas incertezas infinitas da vida contemporânea, o tariki nos confere flexibilidade de espírito, energia para sentirmos júbilo e o alívio da paz.
De toda forma pratique o mantra Namo Amida Butso quando desejar e investigue por si mesmo os seus resultados.
(Otávio Leal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário