quarta-feira, 5 de outubro de 2011

TAKIRI - SOU VIVIFICADO

TAKIRI


TARIKI é, basicamente, o Poder Todo Compassivo do Buda que proporciona gratuitamente e incondicionalmente o Despertar a nós, pobres seres viventes que têm os olhos toldados pela ignorância e são escravos do egoísmo e das paixões. Como especialista no Estudo Comparativo das Religiões, eu diria que o conceito de TARIKI corresponde, grosso modo, ao de graça, próprio das religiões teístas como o Cristianismo.

Para mim, toda a religião digna desse nome deve, necessariamente, ter alguma idéia de TARIKI, pois a tese segundo a qual o homem pode se salvar apenas com seu próprio esforço - JIRIKI - não passa de uma ilusão arrogante e atrevida de um titã que crê ser possível conquistar o Olimpo pela força. Tomamos consciência do TARIKI quando reconhecemos quão pequenos, fracos e limitados somos, minúsculos átomos a viver no seio do Absoluto Ilimitado (AMIDA) que nos vivifica a cada instante através de incontáveis dádivas, a nível físico (água, ar, calor, etc.), biológico (DNA, alimentos, etc.), social (família, escola, emprego, etc.) e tantos outros. Ao invés de dizer - Eu vivo -, eu deveria dizer - Sou vivificado - , pois estou longe de poder controlar todos os incontáveis fatores de que depende meu viver. No nível psicológico, a Psicologia Junguiana oferece uma contribuição nteressante quando nos diz que nosso ego ou personalidade consciente é inteiramente dependente do SI-MESMO ou EU PROFUNDO E TOTAL, que ele experimenta como sendo um OUTRO infinitamente poderoso e sábio...

Lembro ainda, que no início do século XIX o teólogo romântico Schleiermacher definia a Religião como sendo, antes de tudo, um sentimento de absoluta dependência em relação a algo. Para mim, que me situo na Tradição Budista da Terra Pura, esse algo é exatamente o TARIKI ou o OUTRO PODER.

Rev. Ricardo Mário Gonçalves (Shaku Riman)


Nenhum comentário:

Postar um comentário